Anúncios


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Correio Forense - TJ-SP condena Amil a ressarcir cliente por despesas com gravidez e parto - Direito Civil

07-02-2011 15:00

TJ-SP condena Amil a ressarcir cliente por despesas com gravidez e parto

 

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu tutela antecipada em decisão que obriga a Amil Assistência Médica Internacional Ltda. a ressarcir uma cliente de quantia paga com despesas referentes à gravidez e ao parto, por não haver exclusão expressa da cobertura destes gastos na proposta de seguro individual de assistência médica.

 

Segundo o advogado responsável pela causa, Alfredo Pasanisi, do Karpat Sociedade de Advogados, em primeira instância, o juiz não reconheceu o direito de sua cliente sob o argumento de que havia no contrato uma cláusula expressa de não cobertura de gravidez. “Entramos com recurso no TJ-SP porque faltou uma indicação clara da exclusão da cobertura de parto na proposta de seguro entregue à cliente, ou seja, uma cláusula restritiva aos Direitos da Consumidora. Mesmo que o texto do contrato mencione a exclusão do serviço, é necessário assinalar de forma clara as restrições para que não haja duplo entendimento”, afirma.

 

Para o advogado, se as cláusulas de exclusão de cobertura não estiverem redigidas de forma clara e destacada, serão sempre interpretadas em favor do consumidor, conforme especificado no Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Nesse caso o contrato não assinalava as cláusulas restritivas de gestação, o que levou a cliente a acreditar que esse serviço também estaria coberto. Principalmente porque ela já vinha fazendo uso da assistência médica pré-natal durante os seis primeiros meses da gestação, sem que a Amil se negasse a atendê-la”, relata.

 

O acórdão proferido pela 1ª Câmara de Direito Privado, em julgamento de Agravo de Instrumento, retornou à antecipação de tutela e determinou que, por não haver exclusão expressa da cobertura de parto na proposta de seguro, as despesas relacionadas à gravidez e ao parto devem ser suportadas pela operadora de plano de saúde.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - TJ-SP condena Amil a ressarcir cliente por despesas com gravidez e parto - Direito Civil

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário