23-03-2009Juiz garante direito a acompanhante na sala de parto de hospitais públicos
![]()
Desde que cumpra as regras sanitárias e comportamentais para ter acesso ao centro obstétrico dos hospitais públicos, o marido da parturiente pode sim acompanhar o parto do filho. Essa é a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Brasília proferida em mandado de segurança impetrado contra o Hospital Materno Infantil de Brasília.
A autora da ação ingressou com mandado de segurança questionando a recusa do diretor do HMIB de que o marido pudesse acompanhar o nascimento do filho do casal, negando-se a expedir documento apresentando os motivos da proibição.
Ao decidir, o juiz tomou como base a Lei 8.080/90, da qual se extrai:
"Art. 19-J Os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde - SUS, da rede própria ou conveniada, ficam obrigados a permitir a presença, junto à parturiente, de 1 (um) acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.
§ 1o O acompanhante de que trata o caput deste artigo será indicado pela parturiente. (Incluído pela Lei nº 11.108, de 2005)"
Assim, o magistrado considerou evidente a ilegalidade do ato cometido pela autoridade médica, ainda mais diante da recusa de formalizar a negativa do pedido. Sendo a família a base da sociedade, o juiz entende que deve receber especial proteção do Estado no fortalecimento da união e afeto entre seus membros, desde que os atos praticados não afetem as liberdades individuais e coletivas dos demais cidadãos.
Para assistir ao nascimento, foi estabelecido que o pai não deve interferir nos trabalhos, apenas acompanhá-los. Deve ainda respeitar todas as regras de comportamento e sossego do local, sem atrapalhar os procedimentos e respeitar as orientações médicas para ali permanecer. À equipe médica, por sua vez, e em especial ao médico responsável, cabe providenciar as condições necessárias para a adequada realização do parto.
Nº do processo:
2007.01.1.153505-2
Fonte: TJDFT
A Justiça do Direito Online
Blog de notícias do Direito Civil, as verdades do direito privado publicadas diariamente na internet. "Omnia vincit veritas"
Anúncios
sábado, 28 de março de 2009
Correio Forense - Juiz garante direito a acompanhante na sala de parto de hospitais públicos - Direito Civil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário