27-03-2009Culpa parcial da Administração e da vítima por morte de motorista em ambiente de trabalho
![]()
A 6.ª Turma do TRF da 1.ª Região condenou a Administração a pagar aos familiares indenização a título de danos morais pela morte de servidor público federal.
A vítima, motorista do Incra, dirigindo a serviço, tombou o carro e, ao tentar desvirá-lo, este caiu sobre o servidor, levando-o à morte. Narram os familiares que o automóvel se encontrava em condições precárias e que desvirar o automóvel era necessário, pois, após o tombamento, estava vazando combustível, com perigo claro de incêndio.
Para a Administração, o servidor agiu "com imprudência ou negligência" ao partir para desvirar o automóvel sem as devidas medidas preventivas ou ao não aguardar que a Administração tomasse as devidas providências, assumindo exclusivamente os riscos.
No entendimento do juiz federal convocado, David Wilson de Abreu Pardo, houve culpa parcial da vítima, que, no intuito de desvirar o automóvel por conta própria, o fez sem condições de segurança para tal, nem mesmo aguardou procedimento do setor competente. Dos depoimentos, segundo o magistrado, não se conclui que procurou virar o carro por causa da iminência de incêndio, mas, sim, pelo medo de perder o emprego.
Todavia, conforme completou o relator, há também que se falar em responsabilidade da Administração pelos danos morais sofridos pelos familiares, tendo a vítima falecido em ambiente de trabalho e em razão de serviço de risco permanente, pois dirigia em vias rurais sem pavimentação. Entende o magistrado que, no caso, a Administração não forneceu equipamento suficiente para que o funcionário pudesse resolver o problema com segurança, quando é dever da Administração oferecer não só equipamentos, mas também treinamentos para que seus agentes possam resolver com segurança os problemas que porventura surjam.
Fonte: TRF - 1 Região
A Justiça do Direito Online
Blog de notícias do Direito Civil, as verdades do direito privado publicadas diariamente na internet. "Omnia vincit veritas"
Anúncios
sábado, 28 de março de 2009
Correio Forense - Culpa parcial da Administração e da vítima por morte de motorista em ambiente de trabalho - Dano Moral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário