Anúncios


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Correio Forense - Estado deve pagar pelo trabalho de defensor dativo - Direito Civil

21-11-2010 10:00

Estado deve pagar pelo trabalho de defensor dativo

 

Por unanimidade, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso não acatou recurso interposto pelo Estado de Mato Grosso em desfavor de sentença de Primeiro Grau que condenara o ora apelante ao pagamento de R$ 10 mil a um advogado dativo, nomeado pelo Juízo da Comarca de Paranatinga (373km a sul de Cuiabá) para defender um réu acusado de crime contra a vida. Conforme a relatora, desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, a nomeação de um defensor dativo para exercer função inerente à advocacia pública possui respaldo no princípio constitucional da inafastabilidade da prestação jurisdicional (Apelação nº 56210/2010).

 

No recurso, o apelante alegou que não houve comprovação da situação econômica da parte defendida pelo advogado dativo; questionou o fato de o Estado não ter sido intimado para se manifestar sobre a necessidade e posterior escolha do defensor dativo; e ainda considerou excessivo o valor dos honorários advocatícios.

 

Os argumentos do apelante não foram aceitos pela relatora, que ressaltou que não cabe ao apelante analisar a situação financeira do réu, já que o advogado foi nomeado pelo juiz da comarca. Além disso, ele prestou o serviço, conforme demonstrado nos autos. Na ocasião da nomeação, ainda não havia Defensoria Pública na Comarca de Paranatinga.

 

Quanto ao valor dos honorários, fixado em 10 mil reais, a relatora informou que ele está em conformidade com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil e razoável à complexidade da causa, tendo em vista que houve, inclusive, defesa perante o Tribunal do Júri. O voto da relatora foi acompanhado pelo desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha (segundo vogal convocado) e pela juíza Anglizey Solivan de Oliveira (primeira vogal convocada).

Fonte: TJMT


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Estado deve pagar pelo trabalho de defensor dativo - Direito Civil

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário