Anúncios


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Correio Forense - Indenização a autor de foto publicada sem créditos em Guia do Turista - Direito Civil

20-11-2010 17:00

Indenização a autor de foto publicada sem créditos em Guia do Turista

     

   A 3ª Câmara de Direito Civil do TJ manteve sentença da comarca de Garopaba, que condenou a editora Guia do Turista Ltda. e a Associação Comercial Industrial de Garopaba - ACIG ao pagamento de indenização por danos morais e materiais, no valor de R$ 20 mil, em benefício de José Luiz Cardoso de Sena. 

   O autor, fotógrafo profissional, teve uma foto de sua autoria publicada no exemplar de número 16 da revista "Guia do Turista". Porém, a imagem, intitulada “Espetáculo das baleias", foi utilizada sem indicação da autoria. O anúncio se deu a pedido da ACIG, e tinha por objetivo divulgar as belezas turísticas do município de Garopaba.

    A editora afirmou que a contratação do anúncio foi feita pela associação, de modo que o conteúdo é de inteira responsabilidade desta. Já a ACIG ressaltou que o documento possui assinatura falsa. De fato, o exame grafotécnico realizado por perito judicial confirmou que a assinatura não é do representante da entidade, Pedro Joaquim Bernardo Filho. No entanto, tal circunstância não a exime de responsabilidade.

    “À luz do que orienta o art. 131 do Código de Processo Civil, os demais elementos de prova conduzem à conclusão inequívoca de que a realização do informe publicitário era o intento real da ACIG”, anotou o relator da matéria, desembargador substituto Henry Petry Júnior. O magistrado acrescentou que basta a utilização de fotografia sem divulgação da identidade do autor para caracterizar-se o ato ilícito. A votação foi unânime

 

 

Fonte: TJSC


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Indenização a autor de foto publicada sem créditos em Guia do Turista - Direito Civil

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário