Anúncios


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Correio Forense - Estado não pode reter pagamento como punição para empresa sem habilitação - Direito Civil

22-02-2011 14:00

Estado não pode reter pagamento como punição para empresa sem habilitação

  

   A 2ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça determinou que o Estado de Santa Catarina proceda ao pagamento de mercadoria devidamente fornecida pela Hospsul Comércio de Produtos Médicos Hospitalares Ltda., cuja execução fora condicionada à entrega de certidão negativa de débitos por parte da empresa.

    O Diretor de Apoio Logístico e Finanças da Polícia Militar suspendera o pagamento – no valor de R$ 4,5 mil -, mesmo tendo o Estado adquirido o material após regular licitação, que estabelece a apresentação de vários documentos da empresa licitante, a fim de demonstrar com exatidão a sua regularidade fiscal.

   O Estado alegou que não há ilegalidade em exigir da empresa que demonstre sua habilitação durante a execução do contrato. A empresa não negou tal obrigação, mas questionou a penalidade imposta.

   “A retenção do pagamento constitui enriquecimento ilícito por parte do Estado, uma vez que o produto foi efetivamente entregue. Mesmo que a impetrante possa vir a estar em débito com o Fisco, o Estado dispõe de inúmeros instrumentos para forçar o devedor a cumprir com suas obrigações. Não pagar por um serviço que foi feito não constitui um deles”, explicou o relator da matéria, desembargador substituto Ricardo Roesler.

    Nos autos, o magistrado declarou ilegal o ato praticado, visto que a Administração Pública só pode fazer o que a lei expressamente permite. “E não há que se falar em previsão contratual, pois o contrato não pode estar em desacordo com a lei”, concluiu. A decisão foi unânime.

 

 

Fonte: TJSC


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Estado não pode reter pagamento como punição para empresa sem habilitação - Direito Civil

 



 

Technorati Marcas: : , , , ,

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário