Anúncios


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Correio Forense - Plenário do STF reafirma que habeas data não serve para buscar acesso a autos de processo administrativo - Direito Processual Civil

19-02-2010 09:15

Plenário do STF reafirma que habeas data não serve para buscar acesso a autos de processo administrativo

 

Por unanimidade, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) presentes à sessão plenária desta quinta-feira (18) confirmaram o entendimento da Corte no sentido de que o Habeas Data (HD) não é o instrumento jurídico adequado para que se tenha acesso a autos de processos administrativos. A decisão foi tomada no julgamento de um recurso (agravo regimental) no HD 90.

O habeas data foi ajuizado na Corte pela Exato Engenharia, que pretendia ter acesso aos autos de um processo em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU). A ministra Ellen Gracie, relatora do caso, negou seguimento ao pedido, argumentando que o HD não é o remédio jurídico adequado para se obter esse tipo de acesso.

Citando trecho do parecer da Procuradoria Geral da República, a ministra lembrou que “como forma de concretizar o direito à informação, a Constituição instrumentalizou o habeas data, a fim de assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa física ou jurídica, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, ou para retificá-los, quando incorretos”.

Todos os ministros presentes à sessão acompanharam o entendimento da ministra.

 

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Plenário do STF reafirma que habeas data não serve para buscar acesso a autos de processo administrativo - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário