14-11-2009Justiça determina que Unimed mantenha tratamento de paciente com câncer
![]()
Por unanimidade, a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) determinou que a Unimed mantenha tratamento quimioterápico de A.M.R., confirmando assim, a sentença do juízo de 1ª Grau, que havia deferido pedido de liminar em favor da paciente.
Segundo os autos (n° 2000.0015.8606-9/0), desde 1997 A.M.R. estava realizando sessões de quimioterapia. Para dar prosseguimento ao tratamento, em 1998, solicitou nova autorização, mas foi negada.
A Unimed disse que já havia autorizado as quinzes sessões que a paciente teria direito. A cooperativa de saúde sustentou que os contratos celebrados por ela tem suas especificações definidas de forma clara em suas cláusulas contratuais e que a paciente não poderia realizar tratamento de forma irrestrita e ilimitada, e que seria inviável a sua existência se dessa forma ela operasse.
A.M.R. disse que não realizou quinzes sessões e sim, sete. À época, o Juízo de 1º Grau deferiu pedido de liminar para que a paciente continuasse o tratamento. A Unimed, ao longo do tempo, interpôs agravos de instrumentos e apelações contra a decisão.
Os autos não demonstram se A.M.R. continua com o tratamento até os dias atuais, mas a última apelação interposta pela Unimed, em 2005, não logrou êxito. Em seu voto, proferido na sessão dessa quarta-feira (11/11), o desembargador Ademar Mendes Bezerra disse que a limitação de quantidades de sessões quimioterápicas constitui cláusula contratual abusiva e impede a continuidade do tratamento necessário ao restabelecimento da paciente.
Fonte: TJCE
A Justiça do Direito Online
Blog de notícias do Direito Civil, as verdades do direito privado publicadas diariamente na internet. "Omnia vincit veritas"
Anúncios
domingo, 15 de novembro de 2009
Correio Forense - Justiça determina que Unimed mantenha tratamento de paciente com câncer - Direito Civil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário