Anúncios


terça-feira, 20 de julho de 2010

Correio Forense - Buraco na pista não serve para impedir indenização por acidente fatal - Dano Moral

19-07-2010 13:00

Buraco na pista não serve para impedir indenização por acidente fatal

     

 Eliane Freiberger Back e dois filhos menores ajuizaram a ação após acidente, em que a Blazer dirigida por Márcio passou por um buraco na pista e teve um pneu estourado. Com isso, o motorista perdeu o controle do carro, capotou e atingiu três veículos, um deles o de Sílvio, que faleceu no local.

   A sentença da 2ª Vara Cível de São José foi mantida pela 2ª Câmara de Direito Civil, que deu provimento à apelação apenas para determinar que a AGF Brasil Seguros cubra parte do valor, até o limite da apólice de R$ 30 mil. Márcio e MV ingressaram também com agravo, requerendo o reconhecimento da denunciação da lide ao DNIT (Departamento de Infraestrutura e Transporte), pelas más condições da rodovia - pedido negado pela Câmara. No recurso, afirmaram que Márcio tem profundos conhecimentos das normas de segurança no trânsito, e que o acidente só ocorreu pela má conservação da rodovia.

    O argumento não foi aceito pelo relator, desembargador Sérgio Izidoro Heil, que notou a ausência de provas de que, realmente, havia muitos buracos na pista. Heil reconheceu, ainda, que as provas que instruíram a ação apontaram a culpa exclusiva de Márcio no acidente. Testemunhas comprovaram que a Blazer, de propriedade da empresa, ficou desgovernada após ultrapassar um caminhão, tendo capotado várias vezes. Além disso, pesou o fato de o acidente ter ocorrido no final da manhã, com tempo bom e pista seca.

   Motorista e empresa terão de arcar, ainda, com pensão mensal de 2/3 do salário-mínimo para os dois filhos menores, até os seus 25 anos, e para a esposa, até que complete 65 anos. “A vítima contava com 36 anos de idade, era casado e possuía dois filhos com sete e 12 anos de idade, ou seja, em fase na qual a figura paterna era de extrema importância para a sua formação e sobrevivência”, concluiu o relator ao finalizar seu voto.

 

 

Fonte: TJSC


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Buraco na pista não serve para impedir indenização por acidente fatal - Dano Moral

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário