Anúncios


sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Agência Brasil - Prestadoras de serviço público devem indenizar terceiros vitimados em acidentes, diz STF - Responsabilidade Civil

 
26 de Agosto de 2009 - 20h29 - Última modificação em 26 de Agosto de 2009 - 22h59


Prestadoras de serviço público devem indenizar terceiros vitimados em acidentes, diz STF

Marco Antonio Soalheiro
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou hoje entendimento de que há responsabilidade civil objetiva das empresas que prestam serviço público mesmo em relação a terceiros, ou seja, aos não usuários.

A decisão foi tomada em um caso concreto, com repercussão geral reconhecida por unanimidade, no qual um ciclista morreu em consequência de uma colisão com um ônibus, em 1998, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A família do ciclista terá direito à indenização.

A empresa alegava que o morto não era usuário do serviço prestado por ela, mas segundo o relator do recurso, ministro Ricardo Lewandowski, a Constituição Federal “não exige que a pessoa atingida pela lesão ostente a condição de usuário do serviço”. O relator afirmou ser irrelevante a diferenciação se a vítima é usuária do serviço ou um terceiro em relação a ele.

Lewandowski reiterou que a palavra “terceiros”, contida no Artigo 37, Parágrafo 6º, da Constituição Federal, também alcança pessoas que não se utilizam do serviço público

“Penso que não se pode interpretar restritivamente o alcance do dispositivo. O texto magno, interpretado à luz do princípio da isonomia, não permite que se faça qualquer distinção dos chamados ‘terceiros’, isto é, entre os usuários e não usuários do serviço público”, afirmou o ministro.

Somente motivo de força maior ou a culpa exclusiva da vítima, que não ficou provada no episódio específico, poderia excluir a responsabilidade da empresa na qualidade de prestadora de serviço público.




Edição: Aécio Amado  


Agência Brasil - Prestadoras de serviço público devem indenizar terceiros vitimados em acidentes, diz STF - Responsabilidade Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário