Anúncios


sábado, 27 de março de 2010

Correio Forense - Suspensa multa imposta a procurador da Fazenda Nacional por litigância de má-fé - Direito Processual Civil

25-03-2010 19:00

Suspensa multa imposta a procurador da Fazenda Nacional por litigância de má-fé

Decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspende multa por litigância de má-fé imposta a um procurador da Fazenda Nacional pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

A decisão é uma liminar concedida na Reclamação (Rcl) 9941, proposta pela União contra a decisão do TRF-5. De acordo com a União, a multa é contrária à decisão do STF na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 2652.

No julgamento desta ADI, o Plenário do Supremo reconheceu ser inviável a aplicação da multa pessoal, prevista no artigo 14, parágrafo único, do Código de Processo Civil (CPC), aos advogados privados ou públicos. O dispositivo do CPC trata da aplicação de multa a advogados não filiados à Ordem dos Advogados do Brasil que criarem embaraços à efetivação de decisões judiciais.

A multa ficará suspensa até que o colegiado do Supremo se manifeste em definitivo sobre o caso. O ministro Lewandowski solicitou informações ao TRF-5 e pediu um parecer à Procuradoria-Geral da República sobre o caso.

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Suspensa multa imposta a procurador da Fazenda Nacional por litigância de má-fé - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário