Anúncios


segunda-feira, 30 de março de 2009

Agência Brasil - Biblioteca da UnB disponibiliza serviço online para pessoas com deficiência visual - Direito Autoral

 
21 de Agosto de 2008 - 16h30 - Última modificação em 21 de Agosto de 2008 - 17h03


Biblioteca da UnB disponibiliza serviço online para pessoas com deficiência visual

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

 
envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito
Marcello Casal Jr./ABr
Brasília - O coordenador do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital da Universidade de Brasília, Jeffrerson Dantas, fala sobre a Biblioteca Digital e Sonora, uma das primeiras no Brasil que atendem pessoas com deficiências visuaisBrasília - O coordenador do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital da Universidade de Brasília, Jeffrerson Dantas, fala sobre a Biblioteca Digital e Sonora, uma das primeiras no Brasil que atendem pessoas com deficiências visuais
Brasília - Inaugurada hoje (21), a Biblioteca Digital e Sonora da Universidade de Brasília (UnB) para pessoas com deficiência visual é pioneira ao disponibilizar cerca de 600 títulos pela internet e não apenas por meio de CDs, de acordo com o coordenador do Serviço de Gerenciamento da Informação Digital da UnB, Jefferson Dantas. Segundo ele, a iniciativa vai permitir que o leitor tenha acesso aos livros sem sair de casa.

“Muitas bibliotecas universitárias têm o conteúdo disponível no próprio local mas não no formato online. A pessoa pode acessar de casa, e o mesmo conteúdo que está na internet pode também ser ouvido aqui [na biblioteca], porque temos as seis cabines [adaptadas para uso de deficientes visuais]”, disse hoje (21), durante a cerimônia de inauguração do acervo.

Dantas reforça que a instituição, ao disponibilizar documentos, artigos e livros digitalizados e sonorizados, tem como objetivo torná-los acessíveis também às pessoas com deficiência visual. Para isso, segundo ele, foi necessário um trabalho de adaptação do material e do próprio site da biblioteca por meio de um programa de computador específico, que não impõe “barreiras” no momento do acesso.

“Tudo que tiver de imagem tem que ter uma legenda ou uma explicação para que o deficiente tenha acesso a essa informação também. Geralmente, muitos sites possuem animações que estão disponíveis apenas para quem tem a visão. Quem não tem, acaba encontrando uma barreira. A nossa preocupação foi a de tornar o site mais simples, mas contendo os mesmo recursos dos outros.”

Ele lembra que, apesar de contar com um acervo atual de cerca de 600 títulos, a idéia é que a biblioteca digital e sonora cadastre, anualmente, uma média de 1 mil arquivos. A maioria dos livros é sonorizada por ledores humanos enquanto documentos e artigos são digitalizados e sonorizados pelo próprio sistema.

Para ter acesso aos textos, a pessoa deve contactar a Biblioteca Central da UnB para fazer o cadastro. Dantas destaca que o login e a senha serão fornecidos apenas após a comprovação da deficiência visual por meio de um laudo médico, já que a legislação de direitos autorais permite a disponibilização digital dos títulos apenas em casos específicos como esse.

“É só vir aqui, pegar informação sobre qual conteúdo a pessoa quer e o pessoal auxilia na pesquisa. As cabines têm computadores com recursos como ledores de tela e também o próprio site tem orientação de como utilizar esse conteúdo. Há também a opção de pegar o CD.”

A Biblioteca Digital e Sonora está disponível para todas as pessoas com deficiência visual, desde alunos da própria UnB até a comunidade externa – inclusive usuários estrangeiros. Quem quiser ser voluntário para "sonorizar os livros" também pode entrar em contato com a universidade. O telefone é o (61) 3307-2413. 


 


Agência Brasil - Biblioteca da UnB disponibiliza serviço online para pessoas com deficiência visual - Direito Autoral

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário