Anúncios


domingo, 29 de março de 2009

Correio Forense - Confirmada decisão que arquivou habeas corpus contra teste de bafômetro - Direito Processual Civil

04-03-2009

Confirmada decisão que arquivou habeas corpus contra teste de bafômetro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve nesta terça-feira (3) decisão do ministro Eros Grau que arquivou pedido de Habeas Corpus preventivo (HC 96425) feito por um advogado contra a realização de testes de bafômetro.

Em novembro do ano passado, Eros Grau negou seguimento ao habeas corpus sob o argumento de que a Corte não poderia analisar um pedido cuja matéria não fora apreciada na instância anterior, no caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na decisão, Eros Grau ressaltou ainda que o habeas corpus também seria inviável por contestar a constitucionalidade de dispositivos de uma norma federal, a Lei 11.705/08, a Lei Seca, em face da Constituição Federal, o que deve ocorrer em sede de ação direta de inconstitucionalidade.

O advogado recorreu desse entendimento alegando que o objeto principal de seu pedido não era a declaração de inconstitucionalidade de dispositivos da Lei Seca, mas sim “a defesa da liberdade do impetrante em não ser compelido, pelas autoridades públicas, a fazer prova contra si mesmo”.

Ao defender o arquivamento do recurso, o ministro Eros Grau afirmou que o advogado “pretende [obter] uma liminar de salvo conduto para dirigir embriagado”. Ele classificou como “absurdo” pedir ao Supremo “uma ordem para que se possa livremente beber e sair por aí dirigindo um automóvel”, enquanto há na Corte “uma série de habeas corpus, inclusive de réu preso”.

Todos os ministros presentes ao julgamento seguiram o voto de Eros Grau.

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Confirmada decisão que arquivou habeas corpus contra teste de bafômetro - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário