09-10-2009Produtores de leite indenizados por perda de animais em descarga elétrica
![]()
A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca de Lages e condenou a CELESC ao pagamento de R$ 12,3 mil em indenização por danos materiais e lucros cessantes a Walter Hoeschl Neto e Werner Hoeschl, produtores de leite e proprietários da "Granja Canaã", no Município de Correia Pinto, que perderam vacas leiteiras em descarga elétrica.
O fato aconteceu em maio de 2005, depois dos animais saírem da ordenha e estarem sendo encaminhados para a invernada, onde passariam a noite. Ao passarem ao lado do poste que sustentava o transformador, uma fuga de corrente elétrica causou um choque que vitimou sete delas.
Perícia técnica e fotografias confirmaram que o equipamento estava em local impróprio, que seu aterramento não atendia às normas técnicas pertinentes, e que a drenagem do local não estava adequada. O documento revelou também que os produtores, por não cuidarem da instalação elétrica da parte interna da granja, contribuíram para o evento.
"Ambas as partes não realizaram a manutenção necessária à rede elétrica. Com isso, é necessário reconhecer a concorrência de culpas, o que acarreta na obrigação da concessionária em indenizar os autores em 50% dos prejuízos experimentados", explicou a relatora do processo, desembargadora substituta Sônia Maria Schmitz. Portanto, o valor da indenização por danos materiais e lucros cessantes que somava R$ 24,6 mil, foi reduzido pela metade. A decisão foi unânime.
Fonte: TJSC
A Justiça do Direito Online
Blog de notícias do Direito Civil, as verdades do direito privado publicadas diariamente na internet. "Omnia vincit veritas"
Anúncios
domingo, 11 de outubro de 2009
Correio Forense - Produtores de leite indenizados por perda de animais em descarga elétrica - Direito Civil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário