26-09-2009Google é processada por editoras francesas por digitalização de livros
Na última quinta-feira (24), a representação sindical das editoras francesas moveu ação contra o gigante norte-americano da Internet, o Google, em razão de um programa lançado pela empresa que digitaliza livros. As editoras acusam o Google de ter disponibilizado as obras na web sem autorização prévia.
O processo por "falsificação" - segundo acusação dos promotores da ação - será submetido a deliberação de um tribunal da cidade de Paris, capital francesa.
"Essa arrogância que faz com que se apropriem de seus livros e os digitalizem sem que você seja consultado não é possível", afirmou Hervé de La Martinière, presidente do grupo La Martinière, que registrou a queixa contra o Google France e a central Google Inc. há três anos, segundo informa agência de notícias France Presse.
O grupo La Martinière, ao lado do Sindicato Nacional das Editoras (SNE), que reúne 530 empresas do setor de publicações, e da Sociedade dos Literatos (SGDL), contesta o programa do Google, iniciado em 2005, que digitaliza livros sem que os proprietários de seus direitos sejam consultados.
A intenção da editoras francesas é estabelecer "bases jurídicas sólidas", mesmo antes de chegarem a um eventual acordo com o Google.
A iniciativa das editoras da França ocorre poucos dias após o Departamento norte-americano de Justiça requisitar que um juiz federal rejeitasse um acordo entre o Google e editoras e autores dos EUA a respeito de uma divisão de receitas provenientes da comercialização de livros via Internet no país. No entendimento do Departamento, a fomentação do acordo poderia estimular conflitos referentes a direitos autorais e de concorrência. Nem por isso o acordo foi completamente descartado pela Justiça norte-americana, que o considerou um "estímulo ao prosseguimento do debate" entre as partes interessadas.
Fonte: Portal Imprensa
A Justiça do Direito Online
Blog de notícias do Direito Civil, as verdades do direito privado publicadas diariamente na internet. "Omnia vincit veritas"
Anúncios
sábado, 26 de setembro de 2009
Correio Forense - Google é processada por editoras francesas por digitalização de livros - Dano Moral
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário