Anúncios


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Correio Forense - Negada liminar em HC de acusado de crime contra o Sistema Financeiro - Direito Processual Civil

23-09-2009

Negada liminar em HC de acusado de crime contra o Sistema Financeiro

 

Foi indeferida pelo ministro Eros Grau, do Supremo Tribunal Federal, uma liminar pedida no Habeas Corpus (HC) 100449, em que R.C, que responde a processo por crime contra o sistema financeiro, pretendia separar deste processo uma outra ação penal em que é acusado de coação.

O processo que investiga a acusação de crime contra o sistema financeiro tramita em Curitiba (PR) e o outro, que investiga a coação a um corréu, foi aberto em Itajaí (SC). No entanto, após o depoimento das testemunhas e dos envolvidos, o magistrado responsável pelo caso entendeu que haveria conexão entre os dois processos e decidiu que eles deveriam ser julgados juntos em Curitiba.

A defesa de R.C. alega que a vara judiciária em Curitiba não é competente para julgar o caso de Itajaí e argumenta que a Constituição Federal (artigo 5º, inciso LII) assegura que ninguém será processado ou sentenciado senão pela autoridade competente. Além disso, cita o artigo 70 do Código de Processo Penal que estabelece que a competência para processar e julgar a infração penal será o juízo do local onde ocorreu o delito.

“Tem-se hoje, portanto, uma ação de coação no curso do processo tramitando em uma vara especializada em crimes contra o Sistema Financeiro”, destaca a defesa.

Com estes argumentos, a defesa pediu a concessão de liminar para suspender qualquer andamento ou interrogatório no caso de Itajaí até o julgamento de mérito do HC no Supremo. No mérito, pede a anulação de todo o processo para que os casos sejam julgados separadamente.

O ministro Eros Grau negou a liminar por entender que o pedido não atende aos requisitos para ser concedido. Em seguida, encaminhou os autos para colher o parecer do Ministério Público Federal (MPF).

Fonte: STF


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Negada liminar em HC de acusado de crime contra o Sistema Financeiro - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário