Anúncios


quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Correio Forense - Ministro Luiz Fux preside primeira reunião da comissão de juristas do novo CPC - Direito Processual Civil

01-12-2009

Ministro Luiz Fux preside primeira reunião da comissão de juristas do novo CPC

Acontece nesta segunda-feira (30) a primeira reunião da Comissão de Juristas instituída pelo Senado Federal para elaborar o anteprojeto de um novo Código de Processo Civil. Neste primeiro encontro serão definidos roteiro e agenda de trabalho da comissão que é presidida pelo ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O início da reunião está previsto para as 13h, na sala de reuniões do Interlegis, naquela casa Legislativa.

A Comissão, criada pelo presidente daquela casa legislativa, senador José Sarney, no dia 1º de setembro, conta com 11 juristas de renome na área, entre eles a professora Teresa Arruda Alvim Wambier, a quem caberá relatar o anteprojeto. Eles terão até abril para apresentar o anteprojeto.

A justificativa de José Sarney para a reforma da legislação processual civil no fato de que o código atual, em vigor desde 1973, já foi alterado por 64 novas normas legais. Além disso, acredita o senador, quando foi editado, “os instrumentos processuais de proteção dos direitos fundamentais não gozavam do mesmo desenvolvimento teórico de que desfrutam modernamente e que desde então se deu uma grande evolução na estrutura e no papel do Poder Judiciário”.

O senador se baseou na bem-sucedida experiência da Comissão de Juristas que elaborou o anteprojeto do Código de Processo Penal, a qual foi presidida pelo ministro Hamilton Carvalhido, também do STJ, para propor a criação dessa nova comissão.

Além do ministro e da professora, integram a comissão Adroaldo Furtado Fabrício; Bruno Dantas; Elpídio Donizete Nunes; Humberto Theodoro Junior; Jansen Fialho de Almeida; José Miguel Garcia Medina; José Roberto dos Santos Bedaque; Marcus Vinicius Furtado Coelho e Paulo Cezar Pinheiro Carneiro.

Fonte: STJ


A Justiça do Direito Online


Correio Forense - Ministro Luiz Fux preside primeira reunião da comissão de juristas do novo CPC - Direito Processual Civil

 



 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário